Essa semana as cinemáticas estréiam uma nova editoria intitulada "Cinema Especial" com articulistas convidados pela equipe do blog!
Inaugurando o post, o coordenador do curso de Jornalismo da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) opina sobre o filme "Up – Altas Aventuras ", uma animação de Pete Docter (criador da animação Monstros SA).
Confira o texto de Kiko Machado.
Esquilo!!!
Mas, não pense que as crianças não se divertem no filme. Divertem-se e muito. E boa parte desta diversão fica por conta de um grupo de cachorros que falam e que de uma hora para outra param tudo que estão fazendo para tentar ouvir os ruídos de um ESQUILO!!! Assim, Up – Altas Aventuras reflete exatamente o que seu título diz. O filme é uma verdadeira aventura para crianças e adultos que não só vale a pena ser visto. Ele deve ser visto. Bom filme.
Kiko Machado é doutorando em Comunicação Social.
Vou direto ao ponto. Up – Altas Aventuras é ótimo. Não só pela qualidade gráfica da animação, mas principalmente pela história. E não vá achando que é uma história bobinha para criança, muito pelo contrário, Up trata de um assunto bem adulto; as escolhas que fazemos em nossa vida. Essa é uma característica nos filmes de animação da Pixar, histórias com temas e problemas reais de muitos casais. Foi assim com o... ESQUILO!!!.... foi assim com o filme Os Incríveis, de 2004, onde super-heróis aposentados enfrentavam problemas familiares comuns como: insegurança dos pais, separação e traição conjugal. Agora, em Up, pela primeira vez, um personagem morre em decorrência da idade avançada. Convenhamos que não é um tema fácil de se tratar em um desenho infantil, mas um roteiro competente e ... ESQUILO!!! .... competente e muito bem filmado, consegue lidar com um assunto tão complicado como a morte.
Kiko Machado é doutorando em Comunicação Social.